top of page

Bem-Vindo!

aqui é uma casa de oração , aonde você encontra esperança e paz,   Sinta-se à vontade.

Buscar

"Desvendando Mistérios: Teologos Revelando Verdades Profundas"

  • Foto do escritor: Teologos Revelando
    Teologos Revelando
  • 3 de set. de 2023
  • 4 min de leitura

Atualizado: 25 de nov. de 2025


Vivemos em uma sociedade pós-moderna que é resultado somatização de todas as ideologias acumuladas desde período da modernidade, a relativização da "verdade" , a negação do transcendente e da espiritualidade abriu leque de novas lacunas e paradigmas, o papel social e comunitário do teólogo é importante para nosso atual momento ,fazer uso dos recursos das ciências humanas como a sociologia e a antropologia afim de examinar os comportamentos e as mudanças que ocorre no cenário social e mundial:


“A espiritualidade cristã precisa desembocar necessariamente numa experiência comunitária, pois há uma relação intrínseca, visceral, complexa e instigante entre essas duas realidades. Uma não pode ser vivida sem a outra, posto que elas se alimentam, se reclamam, se completam.” Pedreira et al. (2018).

Quando falamos sobre "espiritualidade" e trabalho comunitário temos algumas objeções que devem ser analisadas, para que possamos desenvolver possíveis soluções, e trabalhar métodos de abordagem para o atual cenário social, as objeções são as seguintes:

* Banalização da espiritualidade.

* O estado atual da solidez da sociedade, o enfraquecimento dos valores morais e éticos.


Banalização da Espiritualidade.


A banalização da espiritualidade e dos seus adjetivos morais e ético é consequência direta do ceticismo que ocorreu no período da modernidade, houve se então uma desconstrução da Espiritualidade e do relacionamento do homem com sagrado, fragmentou-se a figura de Jesus em duas partes, ou seja o Jesus histórico e o Jesus místico, a abordagem cartesiana extremista de alguns antagonista da espiritualidade e da religião reduziu o Jesus dos evangelhos numa lenda, e seus escritos e ensinamentos num mutuado de valores ético sem valor algum, aquilo que foi tido como verdade por milênios, agora se encontra em uma completa crise.


Quero ressaltar que não sou contra progresso da evolução científica e de suas metodologias, não é isso, como futuro teólogo e historiador tenho que ser coerente em dizer que existe uma interdisciplinaridade da teologia com a pluralidade da ciências socias e de determinadas áreas das exatas. Quero colocar em pauta que banalização da espiritualidade se deve pela pluralidade de teologias motivacionais que se encontra em Lideres de algumas instituições religiosas:



“A banalização da teologia desemboca na vulgarização da ética. Onde não tem doutrina bíblica sólida não pode haver vida irrepreensível. A teologia é mãe da ética. A ética procede da teologia.” Presbiteriana(2014).

A banalização da espiritualidade ela é acometida infelizmente pela própria comunidade religiosa, ou seja pelos lideres e seus seguidores, essa " abordagem pós-moderna de algumas instituições religiosas tem obscurecido e fortalecido ceticismo e a desconfiança das pessoas em relação a espiritualidade, há uma necessidade de inovação sem ajusta os princípios imutáveis da espiritualidade e da religião.


O Estado Atual da Solidez da Sociedade, o Enfraquecimento dos Valores morais e éticos.

Uma das características da sociedade pós-moderna é sua liquidez , nada do nosso cenário atual foi feito para ser sólido ou permanente, posso dizer com ironia que ocorre uma obsolescência dos valores éticos e morais:


"Os tempos são líquidos porque, assim como a água, tudo muda muito rapidamente. Na sociedade contemporânea, nada é feito para durar".

Como já foi mencionado tudo é obsoleto, essa mentalidade é devido a forte influência da globalização e do capitalismo, somatizado pelo consumismo desenfreado que tem formado mentalidades e valores nessa sociedade contemporânea, essa forte influência de consumismo cria uma imagem de que todos objetos, sejam abstratos ou sólidos, são apenas produtos de consumo que com passar do tempo se torna ultrapassados, isso cria barreiras e um enfraquecimento dos valores éticos e morais, afetado nossas relações primaria e secundaria:

“Sinto-me em casa em qualquer lugar, embora não haja um lugar que eu possa chamar de lar”. “A Cultura no Mundo Líquido Moderno”, publicado em 2013.

Além superficialidade das relações o ser humano se depara com velho problema do homem que sem pendurou por séculos e milênios, a desconexão de suas relações horizontais e verticais, Como esta descrito no livro de Gênesis 3, uma consequências da queda do homem foi essa falta de conexão consigo, com Deus, e com seu próximo, por isso usei termo de relações horizontais e verticais.


Esse sentimento de não pertencimento, numa analise superficial no primeiro momento pode parecer ser algo negativo, mas esse sentimento de desconexão de não pertencimento pode ser recipiente perfeito para chamar atenção do mundo para um reavivamento espiritual e ressignificar os valores éticos e morais da religião, C.S Lewis tem uma frase que gosto muito que " O sofrimento é megafone de Deus gritando em mundo ensurdecido".

Precisa haver um comprometimento serio das instituições religiosas e de seus lideres, pois vivemos tempos difíceis, mas a crise é momento aonde ocorre os insights da inovação e da urgência de mudanças, meu compromisso como futuro teólogo e historiador e com as verdades que se perderam com as mudanças culturais que ocorre em nossa sociedade, se você é uma dessas pessoas que quer fazer parte deste grupo que tem a preocupação mutua com os valores da religião e do mundo, seja muito bem-vindo a "Teologos revelando" um espaço de esperança e paz, aonde você e sua família podem exercer sua fé, um espaço aonde você pode se aderir ao corpo universal da igreja de Cristo.

Doxologia: Que paz do nosso Senhor jesus cristo esteja com vocês!.


Referências bibliográficas


PEDREIRA, Eduardo et al. A ESPIRITUALIDADE E A EXPERIÊNCIA COMUNITÁRIA: COMUNHÃO COM O SANTO NA COMUNHÃO COM OS SANTOS. In: A ESPIRITUALIDADE E A EXPERIÊNCIA COMUNITÁRIA: COMUNHÃO COM O SANTO NA COMUNHÃO COM OS SANTOS. 1. ed. CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ: CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ, 2018. cap. Unidade II 121, p. 123.

A banalização do sagrado. Disponível em: <https://ipbvit.org.br/2014/09/15/a-banalizacao-do-sagrado/>. Acesso em: 3 set. 2023.

BAUMAN, Z. Frases de Zygmunt Bauman. Disponível em: <https://www.pensador.com/frases_zygmunt_bauman/>. Acesso em: 4 set. 2023.

Disponível em: <https://vestibulares.estrategia.com/portal/atualidades-e-dicas/15-citacoes-de-zygmunt-bauman-para-usar-na-redacao/>. Acesso em: 4 set. 2023.









$50

Product Title

Product Details goes here with the simple product description and more information can be seen by clicking the see more button. Product Details goes here with the simple product description and more information can be seen by clicking the see more button

$50

Product Title

Product Details goes here with the simple product description and more information can be seen by clicking the see more button. Product Details goes here with the simple product description and more information can be seen by clicking the see more button.

$50

Product Title

Product Details goes here with the simple product description and more information can be seen by clicking the see more button. Product Details goes here with the simple product description and more information can be seen by clicking the see more button.

Recommended Products For This Post
 
 
 

Comentários


bottom of page